Lixeira aquática Seabin é solução para limpar os oceanos - veja vídeo



Ninguém se beneficia da poluição em mares e oceanos: quem utiliza o ambiente para praticar esportes tem que dividir a água com embalagens de plástico, metais e sabe-se lá o que as pessoas jogam fora; e, claro, animais e plantas que têm esse ambiente como habitat sofrem das mais variadas formas. Agora, um projeto criado por dois surfistas quer começar uma faxina e tentar acabar com esse mal.

Por TecMundo via Indie Gogo

Trata-se da Seabin, uma mistura de lixeira com aspirador que é posicionada na água e faz a limpeza da região ao redor. O vídeo acima apresenta o produto, enquanto o clipe logo abaixo mostra bem como o mecanismo funciona.
Um dos criadores do projeto é ex-designer e desistiu da carreira construindo embalagens de plástico quando percebeu que elas não eram mais úteis para ele — e, pelo contrário, prejudicavam a vida marinha.

A ideia do produto é limpar o oceano aos poucos, retirando o lixo jogado na água, especialmente plásticos. Com um mecanismo de sucção, ele puxa tudo o que está na água — incluindo substâncias, como combustível e petróleo. Depois de cheia, a lixeira é recolhida e aberta, sendo que os produtos coletados podem ser reciclados.

Os primeiros alvos da Seabin são marinas, portos e clubes, a origem de muita poluição que vai para o oceano. E, como peixes não costumam ficar na superfície e em bordas de locais como esses, é bem possível que eles não sejam prejudicados (leia-se sugados) pela lixeira. No momento, a Seabin atingiu a meta de financiamento no site IndieGogo (mas não no Kickstarter, onde também tentou arrecadar verba). A ideia, portanto, é que a faxina comece muito em breve.

Fonte: TecMundo

Compartilhe:

ENTRE NA CONVERSA

    Comentários

0 comentários:

Postar um comentário